Escola dominical 26/05/2013

Noticias, curiosidades e informações de tudo o que acontece no mundo cristão.
A Família Cristã no século XXI

Protegendo seu lar dos ataques do inimigo

Comentário: Elinaldo Renovato

          Lição 01 - Família, Criação de Deus

          Lição 02 - O Casamento Bíblico

          Lição 03 - As Bases Do Casamento Cristão

          Lição 04 - Família Sob Ataque

          Lição 05 - Conflitos Na Família

          Lição 06 - A Infidelidade Conjugal

          Lição 07 - O Divórcio

       Lição 08 - Educação Cristã, Responsabilidade dos pais

          Lição 09 - A Família e a Sexualidade

          Lição 10 - A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico

          Lição 11 - A Família e a Escola Dominical

          Lição 12 - A Família e a Igreja

          Lição 13 - Eu e a Minha Casa Serviremos Ao Senhor

Igreja Comunidade Cristã Rocha Eterna

Professor: Claudemir Izidio - Lição 8

Horário: das 8:30 ás 10:00

Ainda falta um ingrediente!

Você sabe qual o ingrediente que  faltava na vida de Apolo?

24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. 25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. 27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. 28 Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo. - (Atos 18.24-28)


Apolo era judeu natural de Alexandria que era o berço da literatura e da filosofia grega. Era alguém de muita expressão no meio cristão. Reconheço o Apostolo Paulo como um dos maiores apóstolos do Senhor Jesus, e ele próprio reconhece a autoridade de Apolo, Paulo disse: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Apolo era uma bomba em estado de fabricação. Lucas dá alguns detalhes no livro de atos. Isso mostra-nos que ele não era mais um pregando a Jesus. Apolo tinha um ministério singular. Eu aprendo uma coisa com a vida de Apolo; que nem sempre os homens e mulheres que estão em destaque na mídia são o melhor que Deus tem. Creio que existem muitos Apolos escondidos pelo mundo afora e estão sendo preparados pelo Senhor. O Dr. Lucas expõe com clareza as virtudes de Apolo e nos deixa claro que ainda faltava alguma coisa na vida desse homem. Apolo estava no caminho certo, mas ainda faltava um ingrediente.

Apolo falava bem, tinha uma comunicação competente. Priscila e Áquila reconheceram que Apolo era eloquente. Era um homem que tinha uma palavra eficaz para deleitar, comover e especialmente para persuadir os ouvintes. Reconhecia que a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12) Era um excelente pregador. Anunciava a Jesus como poucos, tinha uma palavra irresistível. Apolo era o tipo de homem que não se rendia por nada, tinha convicção do seu chamado, por isso quando Priscila e Áquila colocaram os olhos nele ficaram impressionados. Certamente eles foram até Apolo para lhe dizerem: Apolo está faltando alguma coisa.

Apolo era um profundo conhecedor das escrituras.  Alguém poderoso nas escrituras é alguém que exerce autoridade naquilo que se fala, Capaz de produzir um efeito considerável. Que tem força para demover o ânimo. Pregava uma palavra poderosa, capaz de influenciar os ouvintes. Sua palavra era como dinamite. Devemos ter uma palavra explosiva para estourar os corações de pedra. Poder no original é (dinâmis) Que tem grande poder ofensivo, têm muito poder ou grande influência. Conhecia o velho testamento como poucos. Lendo o livro de Hebreus entendemos porque Lutero supôs que Apolo foi o escritor desta carta. Todo o livro de Hebreus fala sobre o antigo testamento. Sobre quem verdadeiramente é Jesus. Diz que Cristo como filho do homem é superior aos anjos e é sumo sacerdote idôneo e compassivo, superior a Moises e que Jesus é Deus. David Wilkerson diz que, quando não consegue entender alguma coisa no Novo Testamento ele vai ao Velho Testamento e Deus lhe dá revelação. O diabo tem usado pessoas para se desfazerem do Velho Testamento, porque sabe do valor do velho testamento e também sabe se alguém é poderoso no velho testamento fluirá na graça do novo. No Brasil já existem igrejas que só usam o novo testamento. Aboliram de forma errônea o Velho Testamento são cristãos sacis. Jesus disse: Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim (João 5.39)

Apolo era instruído no caminho do SenhorApolo era instruído e sabedor dos caminhos do Senhor. Sabia muito bem como ser uma testemunha viva do Senhor Jesus. Alguém instruído é alguém ensinado e que não pode ser enganado facilmente. Era o que faltava para Israel quando Deus disse: Meu povo é como uma pomba enganada sem entendimento.“Facilmente enganados e levados à destruição” Era esclarecido e tinha dados, para uso especial do Senhor. Não podemos desprezar as instruções do Senhor. Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos (Provérbios 3.1) Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida (Provérbios 4.13) Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz (Provérbios 6.23) Aplica o teu coração à instrução, e os teus ouvidos às palavras do conhecimento (Provérbios 23.12) O povo de Deus sempre foi conhecido por rejeitar as instruções são soberbos, entretanto, Deus resisti aos soberbos porem dá graça aos Apolos. Deus sempre quis ter um povo instruído nos seus caminhos, ele disse: Dei para meu povo as grandezas das minhas leis, mas isso é para eles como coisa estranha (Oséias 8.12) Jeremias disse: Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem instrução. Devemos ser instruídos nos caminhos do Senhor para não sermos driblados pelo pecado, e sim antes vos exortai uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado (Hebreus 3.13) Deus diz sobre seu povo: Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. (Hebreus 3.10)

Apolo nunca perdeu seu fervor espiritualApolo não era morno nem frio, e sim um cristão fervoroso. Era ativo, diligente, zeloso, cuidadoso com as coisas do Senhor. Muitos querem receber de Deus, mas oferecem o pior para Deus. Nunca estão prontos para nada são cristãos lerdos, desatentos e preguiçosos. Se colocarmos uma panela de água no fogo, ela começará a ferver e começará subir um vapor, assim são os fervorosos no espírito, tudo o que fazem sobe para o altar e agrada a Deus. Estão sempre ativos são vigilantes, não estão ligados com as coisas deste século. Vou te dar um principio para que você receba o melhor de Deus, a saber: Aproveite sempre o melhor do seu tempo para se dedicar às coisas do reino de Deus. Use o seu tempo vago, aquele tempo de descanso, e não descanse; ofereça-o a Deus como sacrifício vivo e santo. Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas (Hebreus 6:10-12). O poderoso pregador inglês C.H Spurgeon dizia sobre o fervor; se me perguntassem: “qual a qualidade essencial de um ministro cristão que assegura êxito na conquista de almas para cristo?” – eu responderia: “Fervor”. E se fizessem a mesma pergunta uma segunda e uma terceira vez, não mudaria a minha resposta. Em seu livro “Lições aos meus alunos, ele diz que não nos adiantará sermos laboriosos pastores se não formos pastores fervorosos. Temos que ser fervorosamente, zelosos no púlpito por amor de nós mesmos, pois não conseguiremos manter por muito tempo a nossa posição de lideres da igreja de Deus se formos insípidos. A nossa experiência de seu poder para salvar é o nosso melhor argumento, e o fervor nossa melhor retórica”.

Seus ensinamentos a respeito de Jesus eram corretosEra preciso ao falar e ensinar, homem educado sabia conversar com as pessoas. Muitos falam demais, mas não conseguem explicar nada. Os conceitos que saiam de sua boca eram claros, como os conceitos de Deus, sem meio termo. O que queria explicar, explicava, porque era mestre dedicado aos seus alunos. Ensinava com o coração, era perito, experiente, hábil, prático, sabedor, versado. Apolo era prático e sabedor nos assuntos relacionados ao Senhor. Existem pessoas que conhecem de tudo, futebol, corrida, política, culinária, porém, quando chega no reino são ignorantes. Meu povo sofre por falta de conhecimento. Ele falava publicamente as verdades bíblicas, adestrava as pessoas a estarem diante de Deus. Dava indicações ou sinais precisos para se reconhecer Jesus como o Messias. Doutrinava seus discípulos com as verdades bíblicas e tinha facilidade de oferecer condições para que seus discípulos aprendessem a palavra e a praticassem. Apolo não se preocupava só em ganhar almas. Muitas igrejas estão sem estrutura e sem Apolos para regar o povo. Muitos estão morrendo secos dentro das igrejas. Porque os homens de Deus não estão regando o povo com ensinamentos e lágrimas.

Apolo exalava coragem e muita ousadia diante de sua honrada tarefaComo já dizia o filosofo que está sentado escrevendo sobre a vida de Apolo: “Os corajosos herdarão o reino de Deus”. Homem Audacioso, corajoso, Arrojado e atrevido. Faltam qualidades para se falar desse homem. Apolo deixava as pessoas de boca aberta. Ele falava dos caminhos do Senhor sem medo dos perigos, sem pensar nas conseqüências que daí podiam advir. Entrava nas sinagogas se arriscando pela causa do evangelho. Temos um grande exemplo entre os reformadores. John Knox que bradava como embaixador da corte celestial e o rei e a rainha da Inglaterra tremia diante da voz de Deus. Apolo sabia que os heróis da fé experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. (Hebreus 11:.6-38) Muitos por qualquer latido de cachorro fogem com medo são crentes sem convicção. Estão perdidos, e se encontrarem com uma testemunha de Jeová é motivo de desespero.

Apolo era um grande homem, mas ainda faltava um ingredienteCerto dia estava ouvindo o Pr. Ricardo Gondin na radio, ele estava pregando sobre a vida de Apolo. Eu estava dentro do carro do meu pai e ouvi minha mãe descer as escadas e me chamar, ela estava preparando pão de queijo e faltava o ovo. Ela desceu as escadas e disse-me: Marcelo vai buscar uma dúzia de ovos. Eu sai em disparada e nunca corri tanto como naquele dia, pensei em não pegar o troco. Quando voltei e entrei no carro, o Pastor Ricardo estava falando sobre um episódio que aconteceu na vida de D. L. Moody. Dizia que Moody após ministrar uma palavra, desceu do púlpito, e uma mulher veio a ele e lhe disse: Sua pregação é fascinante, eloquente, você prega com intrepidez, mas ainda falta um ingrediente, sabe qual? A unção do espírito. Após esse episódio na vida de Moody ele foi poderosamente usado por Deus, para incendiar os corações. Sua palavra era como fogo e os corações das pessoas como capim seco. A visão de Apolo a respeito do Espirito Santo era estreita e precisava de uma correção. Após Apolo receber uma correção de Deus, transformou-se em nitroglicerina pura. Que Deus venha conceder este ingrediente que esta faltando em nossas vidas. Neste dia Deus disse para mim: Se você buscar a mim do mesmo jeito que foi comprar os ovos, ou seja, desesperadamente, o ingrediente que está faltando será acrescentado em sua vida. - Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jeremias 2913. Deus nos quer completos. Paulo disse aos filipenses, aquele que em vós começou a boa obra, a de aperfeiçoar até a vinda de cristo Jesus. 

Deus nos conceda este ingrediente!!!