Cinco grandes heróis da fé

01. Guilherme Carey o sapateiro de Deus. Carey disse em uma reunião: É dever nosso alcançar as nações pagãs, e foi repreendido por isso: Alguém disse-lhe: Quando Deus quiser converter os pagãos, ele fará sem o seu auxilio, nem o meu. Sua esposa não queria ir de jeito nenhum, "Se possuísse o mundo inteiro daria alegremente tudo pelo privilégio de levar-te e os nossos queridos filhos. Antes de o navio partir sua mulher mudou de idéia. Quando chegou na Índia negaram-lhe permissão para desembarcar, quando morreu o governo mandou içar as bandeiras a meia haste em honra ao herói.  

02. Christmas Evans o pregador de um olho só. Disseram a seu respeito, ele tinha um olho só, se há razão para dizer que era olho, pois mais propriamente pode-se dizer que era uma estrela luzente, brilhante com Vênus. Pregou sobre o endemoniado de Gadara, detalhou eficazmente sua libertação que após liberto visitou a família.  Isso é porque ele tinha um olho só.

03. David Brainerd missionário enviado aos índios peles vermelhas. Dizia ele: Sou um homem infeliz, não por mim, mas por causa dos outros. Deus me deu tal visão do valor imenso das almas, que não sou capaz de viver se elas não estiverem sendo salvas. Este herói adoeceu e morreu aos 29 anos de idade, porém feliz por cumprir o seu chamado até as últimas consequências.

04. João Paton pregava aos canibais. A mulher mais depravada da vila, mulher de rua, depois de salva e transformada, disse: A única coisa que evitou o meu suicídio, numa noite escura, perto da janela da casa de meu pai, foi ouvir Paton implorando que Deus convertesse o ímpio do erro do seu caminho e o fizesse luzir como uma joia na coroa do Redentor. Dizia Paton: Sou imortal até findar minha obra na terra.

05Jônatas Goforth um homem parecido com Deus. Não é somente tolice aceitar para nós mesmos a glória que pertence a Deus, mas grave pecado. Uma senhora católica declarou "Quando o Senhor Goforth se hospedava na casa onde trabalho eu mirava seu rosto e dizia a mim mesma: O rosto de Deus pode ser assim. Disse ele: Ao subir ao púlpito ajoelhei-me um momento como de costume, para orar, quando olhei para o auditório parecia como que todos os homens, mulheres e crianças na igreja estiveram com dores de parto. Houve choro, confissão de pecados, isso tudo antes de pronunciar qualquer palavra.

Jó um homem de caráter elevado

No original seu nome é Yob. Alguns estudiosos dizem que foi o primeiro livro escrito por Moisés, quando se achava entre os midianitas. Especuladores dizem que ele viveu na época dos dinossauros (Jó 40.15 a 24)

Deus dá testemunho da justiça de , dizendo: Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e , eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.(Ezequiel 14.14). Fico pensando que o próprio Deus pode ter citado para Moisés a História da vida de Jó. Ele era referencia para os apóstolos. Eis que temos por Bem-Aventurados os que sofreram, ouviu qual foi a paciência de Jó (Tiago 5.11Jó foi assunto na boca de Deus, dos profetas e dos apóstolos. E é assunto hoje em nossas igrejas. Falaremos sobre um homem que era sincero, reto, temente a Deus, e que se desviava do mal. 



















Só conhecemos alguém no meio dá crise. Jó provou ser uma pessoa fiel a qualquer custo, porque até os néscios se comportam bem quando a situação está sobre controle. Quando está tudo bem não precisamos de fé, ela é uma arma para ser usada nos momentos de extrema dificuldade. A adversidade é um espelho que reflete o verdadeiro eu”.

01. A sinceridade de Jó na balança

# Então disse Jó: Pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha sinceridade. Há uma versão que o chama de íntegro. Uma outra espanhola diz que ele era (perfecto). Jó foi exposto a luz do sol e foi achado imaculado. - O segredo de Deus é para os sinceros (Provérbios 3.32)  Deus se revela para homens que se dispõem a guardar o seu coração sincero nos momentos de provações. Os sinceros herdarão o bem (Provérbios 28.10b). O salmista Davi disse: O verdadeiro cidadão do céu anda em sinceridade. - O que anda em sinceridade teme ao senhor, mas o que desvia de seus caminhos despreza-o (Provérbios 14.2O cristianismo de hoje está barateado demais. As pessoas não demonstram o temor a Deus, que é odiar o mal; a boca perversa, arrogância. Tudo isso está se introduzindo dentro das Igrejas como um câncer.

As pessoas dizem sem palavras que querem alguma coisa em troca de temer a Deus, querem fazer barganha. Eles dizem: Há! Eu vou andar direitinho, Deus vai me dar tudo, porque sou bom. Que cristianismo falido, não são adoradores, mas sim consumidores. O indignado Josué disse: andaremos com sinceridade diante de Deus, e eu e minha casa serviremos ao Senhor. Alguns pensam que Deus é o Gênio da lâmpada, pois vão logo fazendo os seus três pedidos: cura, salvação da família, emprego, quando conseguem viram as costas para Deus.

02. A retidão de Jó era conhecida no céu

O louvor convém aos Retos (Salmos 33.1) O resto é lorota, pois é melhor a obediência, do que o sacrifício. - Os caminhos do Senhor são retos, os justos neles andarão, mas os transgressores neles cairão (Oséias 14.9Olhe para a vida de Sansão. Ninguém foi tão ensinado a ter uma vida reta diante de Deus, e mesmo assim ele preferiu andar num caminho tortuoso. Homens de Deus falharam e mesmo assim Deus os considerava. Abraão, Davi e tantos outros falharam, mas foram lá com o coração partido, sabendo que Deus não tolera o pecado. Convertiam-se e alcançavam misericórdia. A coisa mais importante não a ação em sim, mas o reto intento, uma intenção, premeditação em fazer a vontade de Deus.

Quem confessa e abandona seus pecados será perdoado. (Provérbios 28.13). Deus está pronto a derramar sua sabedoria sobre você. Basta você permanecer reto no meio das provações. O alto caminho dos retos é desviar-se do mal, talvez você não procure o mal, mas se o mal vem de encontro você se desvia? - Os caminhos do nosso Deus são uma fortaleza para os retos, mas uma destruição para os que praticam iniqüidade. Jesus disse: quem não é comigo, é contra mim, quem comigo não se ajunta espalha. Não temos escolha, uma vida reta diante de Deus ou derrota e frustração.

03. Jó simplesmente temia a Deus

# O Temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância e o mau caminho, e a boca perversa (Provérbios 8.13Salomão disse: Temer a Deus é o dever de todo homem. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte. (Provérbios 14.27) Foi esse temor que livrou Jó da morte.

Judá e Jerusalém se dobraram diante da estátua de Nabucodonosor,  no entanto, três homens pelo temor e reverência ao único Deus não se dobraram. Existe um preço que só homens e mulheres tementes a Deus pagam. Passam pela prova, contudo Jesus passa lado a lado. Outro exemplo é as parteiras. Elas pouparam a vida de Moisés, não fizeram como o rei do Egito lhe dissera, todavia temeram a Deus. Deus honra esses filhos, pois multiplicou e engrandeceu suas casas. Deus sempre está pronto a cumprir o seu papel, basta cumprir-nos o nosso. Faça o possível, e Deus fará o impossível por você. Temer a Deus é reconhecer que o pecado mais secreto é um escândalo no céu. - Ricardo Gondim

04. Jó se apressava em desviar-se do mal

# Se andei com vaidade, e se o meu pé se apressou para o engano. (Jó 31.5Guarda o teu pé, Quando entrares na casa de Deus, e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Eclesiastes 5.1Salomão disse: não coloque muito os pés na casa do teu próximo, para que ele não se enfade de ti e passe a te odiar. Quantos vão dia e noite na casa do próximo são unha e carne, não demora muito viram inimigos.

Você não deve se declinar nem para esquerda nem para a direita e sim retirar o seu pé do mal. (Provérbios 5.27É a quinta coisa que Deus mais odeia: Pés que se apressam para o mal. Asafe disse: faltou pouco para que escorregassem os meus passos. Ele estava de olho na vida dos ímpios e quase caiu. Muitos ficam cobiçando a vida dos outros e acabam tropeçando. Vamos aprender com as palavras do salmista que disse: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra. Ninguém tropeça numa montanha, vigie, porque é nas coisas pequenas que tropeçamos e caímos. Quem está em pé, olhe não caia.

05. Jó guardava o seu coração para Deus

# Se o meu coração segue os meus olhos (Jó 31.7) - De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23Você deve guardar o seu coração, porque o seu coração é você. Deus diz, da-me o teu coração filho meu (Provérbios 23.26) Deus pede o seu coração, porque onde estiver o seu coração ali estará também o seu tesouro. Ezequiel pregava para um povo que levantaram ídolos em seus corações, e Deus não tolera isto, Deus disse: Devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? Eu responderei conforme a multidão dos seus ídolos.

Muitos dizem que Deus não é açougueiro para querer só o coração, mas essa afirmação é uma tolice, o que Deus está dizendo é: Eu tenho que ter primazia no teu coração. Eu quero ser o dono do seu coração, o seu comandante. O seu Deus e para isso eu preciso que você mantenha o seu coração purificado.

06. Jó sinônimo de integridade

# Quando era jovem, fiz um trato com Deus. Nunca olharia para uma mulher com intenções impuras em meu coração. (Jó 31.1 Bíblia Viva). Jesus disse: Eu porem, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se teu olho direito te faz tropeçar arranca-o e joga fora. Ele não está dizendo para você arrancar o seu olho carnal, mas para você parar com isso imediatamente. Porque o olho direito? Isso fala de revelação da pessoa de Jesus. Sansão brincou e dançou. Não se guardou e perdeu os olhos e nós perdemos revelação de Jesus. Os olhos são a candeia do corpo. Se teu olho é mau, todo seu corpo será tenebroso. Outro homem que foi pego pelos olhares foi Davi. A bíblia diz que primeiro ele viu uma mulher, e depois caiu. - Não porei coisas más diante dos meus olhos. - Tendo os olhos cheios de adultério e não cessam de pecar (2 Pedro 2.14)

As pessoas perdem o controle, e se entregam as paixões. Isto é mortal para vida cristã. João declara que a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não são do Pai, O salmista clama a Deus, dizendo: Guarda os seus olhos de contemplar a vaidade. David Wilkerson escreveu um sermão chamado “olhos errantes” ele fala que via um homem com uma bíblia na mão quebrando o pescoço para olhar uma mulher, pensou: Que coisa horrível. Depois meditando, disse a si mesmo: Quantas vezes fiz o mesmo sem a bíblia na mão. Nas sete Igrejas do apocalipse a palavra dá um conselho para os olhos errantes. Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueça; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez (pecado) e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Conclusão

# Meu brado é que Deus nos molde a ponto de sermos provados pela luz do sol e não se ache o menor átomo de sujeira. Que a nossa retidão esteja impressa nas primeiras paginas dos noticiários celestiais. Que o nosso temor a Deus seja exalado através de nossa conduta moral. Que os nossos olhos vejam o que é puro santo e agradável a Deus. Que os nossos pés caminhem em um trilho cujo fim da linha é o céu, e por fim, que o nosso coração seja doado a Deus em oferta de Amor.