John Piper Guerra

Os 10 mandamentos do machismo

Homens de verdade não choram, homens de verdade
 não pedem perdão, homens de verdade sabem tudo.


1 - Um homem machão nunca deve demonstrar suas emoções, o que significa que ele aprende desde pequeno a suprimir o medo e a dor e jamais pedir ajuda. Um jeito muito eficiente de esconder as emoções é demonstrar emoções contrárias. Indiferença em lugar da dor; temeridade em vez de medo. Todos nós sabemos que um macho de verdade, se chorar duas vezes num espaço de dez dias, precisa marcar hora urgente com o analista.

2 - O homem aprende desde muito cedo a liderar, isto é, mandar e desmandar. Isso, em contrapartida, significa que todo homem de verdade tem que estar sempre pronto para a briga, para se provar, para se testar.

3 - Se na infância vive comparando seu pênis com o dos amiguinhos, e isso é considerado normal, mas se brincar de boneca está perdido.

4 - O homem machão sabe que pode demonstrar afeto ou carinho pela mulher e pelos filhos pequenos, mas por mais ninguém, especialmente por nenhum outro homem. Senão, pode ser rotulado de homossexual. Para o machão o homossexualismo é uma doença contagiosa, da qual ele precisa de prevenir continuamente.

5 - Todo homem de verdade sabe como reforçar seus sentimentos de superioridade. Sua namorada ou mulher deve sempre ser um pouco mais baixa que ele, ter um nível de escolaridade um pouco menor que o dele e, se trabalhar fora, ganhar menos dinheiro que ele.

6 - O homem machão acha que o lugar da mulher é em casa, e o dos homens, na rua. Isso quer dizer que o que os homens podem fazer as mulheres não podem, ou seja, o que é certo para um é errado para o outro. Existem, pois, duas morais diferentes, uma para cada sexo.

7 - Um homem de verdade precisa sempre dominar a situação, o que significa tomar todas as decisões e saber sempre todas as respostas.

8 - Sua potência precisa ser reconhecida pelos outros; portanto, quanto mais relações sexuais tiver, mais homem ele será.

9 - Desde pequeno, o homem macho é educado para depreciar as meninas ("brincadeira de menina é boba, é chata"). Assim, ele cresce acreditando que as mulheres são inferiores, e na idade adulta, estabelece um relação de dono ou de protetor com elas.

10 - O bom macho só faz aquilo que quer, quando quer, como quer e sabe que sempre tem razão, por isso, jamais pede desculpas.

(Maria Helena Matarazzo. Texto extraído do livro "Nós dois - as varias formas de amar