Você é uma pessoa iracunda?

Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda. - (Provérbios 30.33)


Para começar eu gostaria de dizer:

1 Há pessoas que facilmente se iram, e facilmente são pacificadas.
2 Há pessoas que facilmente se iram, e dificilmente são pacificadas. (Ímpios)
3 Há pessoas que dificilmente se iram, e dificilmente são pacificadas.
4 Há pessoas que dificilmente se iram, e facilmente são pacificadas. (Justos)

Ira: É uma reação emocional que de alguma forma precisa ser expressada.

Alguém se ira quando?

Se sente ameaçada. Uma pessoa ameaçada pode reagir com grande ira. 

Se sente agredida. No trânsito alguém fala uma palavra mais grosseira, a pessoa se sente agredida verbalmente e responde instintivamente com brutalidade. (Assista Youtube o desenho do pateta no trânsito)

Se sente envergonhada. Um apelido pode desencadear uma reação iracunda. Uma brincadeira repetida várias vezes, também gera ira.

Três reações de uma pessoa irada:

Ela ataca.
Ela foge.
Ela coloca-se acima da ira.


Efésios 4.30-31 relata várias expressões da ira. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Deus leva a sério nossa maneira de liberar, expressar a ira.

- Toda a amargura: Rancor que guardamos no coração.

- e cólera: É a ira que acende e apaga rápido. Meu pai era assim, explodia, depois acalmava rápido. Um irmão que foi pregar onde eu congregava, contou uma experiência sua. Ele falou que foi importunado por uma pessoa no serviço e deu um muro na cara dele. Pouco tempo depois, ele arrumou um novo emprego. Eles ligaram para o seu antigo patrão. Ele respondeu, que ele era um bom funcionário, porém quando dava o cinco minuto nele, ninguém segurava. Perdeu o emprego, e ainda passou vergonha. 

- e ira: É aquela que termina em vingança.

- e gritaria: É maldizer as pessoas, usar a língua para destruir com raiva a pessoa que o maltratou de alguma forma.

Paulo conclui, dizendo, que devemos tirar do nosso meio qualquer tipo de ira rancorosa ou vingativa.

E blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Três maneiras de lidar com a ira:

Expressá-la: Você pode usar o desabafo de maneira construtiva. Fale com alguém, bata a porta, quebre o prato, mas resolva isso.

Reprimi-la: Não tente enterrar a ira. Seu corpo intoxicado se vingará de você. Podendo gerar doenças PSICOSSOMÁTICAS. úlceras, colite, tosse, problemas de pele hipertensão, distúrbios cardíacos.

Abandoná-la: Paulo nos ensina no mesmo capitulo lido de efésios, Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;e Tiago também nos ensina Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

Irar-se não é pecado, ela só é inaceitável quando:

Nos iramos facilmente: (Pv 14.17) Quem facilmente se ira fará doidices; mas o homem discreto é paciente.

Nos iramos sem motivos: (Mt 5.22) Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivos se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.

Nos iramos por muito tempo: (Ecl 7.9) Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.